FANDOM


Cientistas franceses e norte-americanos descobriram uma mutação genética que seria a causa o envelhecimento precoce em crianças, distúrbio conhecido como progeria. Segundo eles, o estudo pode levar à descoberta da cura para a doença e também a novas pistas sobre as consequências do envelhecimento em pessoas sadias.

As crianças com progeria envelhecem entre cinco e dez vezes mais rápido do que o normal. Elas perdem os cabelos, ganham rugas na pele e chegam a morrer por causa de arteriosclerose ainda na adolescência.

A doença ainda não tem cura e, até a conclusão do trabalhos dessas equipes de cientistas, sua causa também era desconhecida. O envelhecimento precoce em crianças é extremamente raro e afeta apenas uma em cada 4 milhões delas.

Gene defeituoso

Agora, os cientistas atribuem o problema a um gene que controla a estrutura do núcleo celular --estrutura que comporta a maioria dos genes e cromossomos.

Essa mutação, encontrada em crianças com envelhecimento precoce em todo o mundo, ativa a produção de uma proteína que desestabiliza o núcleo celular, afetando todas as células do corpo, com exceção das cerebrais.

"Normalmente o núcleo tem uma estrutura circular, certinha", explica a doutora Leslie Gordon, da Tufts University, em Boston (EUA). "Por causa desse defeito genético, o núcleo forma bolhas, que causam a instabilidade e levam à morte das células", afirma a coordenadora da equipe de pesquisadores norte-americanos.

Segundo ela, a descoberta permitirá procurar a cura para as crianças com a doença.

Além da progeria

"A esperança para as crianças com progeria é conseguirmos bloquear a proteína defeituosa [que causa o distúrbio no núcleo das células]", disse Gordon. O gene mutante, chamado LMNA, controla uma proteína conhecida como Lamin A.

Mas, para o cientista Francis Collins, do Instituto de Pesquisas do Genoma Humano nos EUA, "as implicações do trabalho irão muito além do envelhecimento precoce em crianças, beneficiando todo e qualquer ser humano".

Collins explica que a descoberta das causas desse tipo de envelhecimento precoce ajudará os cientistas a entender o que acontece no corpo humano conforme as pessoas ficam mais velhas.


Feito pelo 200.19.92.58 ‎